Nas férias de abril de 2008 não tínhamos feito planejamento financeiro, tão pouco o destino. Isso nos desestimulou um pouco ao ponto de começarmos as nossas férias ainda sem sabermos se iríamos viajar e pra onde.
Nada como uma ajuda, um empréstimo. Pronto! Resolvido um dos problemas. O outro era escolher o destino, não tínhamos muitos dias, nem muita grana. A viagem teria que ser curta.
Uma pesquisa rápida na internet, descobrimos que Foz do Iguaçu era a nossa próxima aventura. Como queremos conhecer o Brasil começamos pelo sul, agora era a vez de conhecer as cataratas do Iguaçu, Itaipu e algo mais. E depois em outras viagens vamos subindo este país imenso.
Fizemos um planejamento rápido de estradas, distâncias entre as cidades, hospedagem, passeios e caímos na estrada. Só reservamos a hospedagem em Foz. Seguindo a ideia de pouca grana, resolvemos experimentar o albergue.
1º dia
Saímos do Rio de Janeiro pela Dutra, ao passar por São Paulo entramos na Regis Bittencourt, ambas são a BR116. Após um dia de estrada paramos em Curitiba para dormir. A escolha da cidade foi estratégica, ela fica aproximadamente no meio do percurso entre Rio e Foz. Não era feriado e nem alta temporada, portanto, não reservamos a hospedagem em Curitiba. Como é uma cidade grande e com muitos hotéis, não teríamos problema para pernoitar. Depois de nos perder em Colombo, cidade vizinha, passamos a noite, no Formule 1. O hotel é simples, mas o pior é o banheiro, a pia fica localizada dentro do quarto, o box e o vaso sanitário duas baias, muito esquisito.
2º dia
Seguimos a BR277 no sentido interior do Paraná. Ao chegar na BR376 fizemos um desvio para Vila Velha, o que aumentou em aproximadamente 130 km o trecho Curitiba – Foz, mas fomos conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. O parque é bem cuidado, o passeio é guiado, possui formações rochosas que lembram alguns objetos como taça, a garrafa de refrigerante, uma bota, entre outras, possui uma parte com uma vegetação mais fechada. O lugar é lindo e vale a visita.
Após o passeio seguimos pela BR373 até voltarmos a BR277. Não lembro o trecho da estrada que possui uma reserva indígena, onde eles ficam na beira da estrada vendendo os artesanatos. Recomendo uma parada pra comprar algum cesto que é barato e bonito, ainda ajuda os índios.
Chegamos a Foz já era noite, porém não tivemos problemas pra encontrar o Hostel que tínhamos reservado o Paudimar Falls. Preferimos ficar no centro, perto de tudo, em um ponto estratégico da cidade e em um lugar de fácil acesso.
3º dia
Já começamos conhecendo o Parque Nacional do Iguaçu do lado brasileiro. Realmente a vista é linda, o parque é super limpo e organizado. O passeio começa em um ônibus turístico e na 1ª parada começamos uma caminhada pelo parque, conhecendo as inúmeras quedas d’água do rio Iguaçu. A caminhada nos leva até a última queda, a mais famosa, onde tem a passarela que nos permite ficar bem debaixo da queda. Depois subimos pelo elevador e pegamos o ônibus na segunda parada de volta. No parque, possui outros atrativos como passeio de bike, porém não fizemos. Em ½ dia dá para conhecer as belezas naturais do Brasil. À tarde visitamos Itaipu Binacional. Optamos por fazer o circuito completo que abrange tanto a parte externa quanto a interna. É um passeio muito interessante, conhecer a grandiosidade do projeto, um “monstro” de concreto, a imensidão da represa e a quantidade de água impressiona. Na parte interna podemos ver a sala de controle e supervisão, o antigo leito do rio a mais de 100m de altura, e até um dos geradores.
4º dia
Acertamos no próprio Hostel o translado e os ingressos para o Parque Nacional do Iguaçu que fica na Argentina. Porém só conseguimos passar pela alfandega com um jeitinho argentino, ops, brasileiro. Se não fosse o motorista da Van que é argentino jogar futebol com o inspetor, eu, Alvaro, que não levei a identidade, não teria atravessado a fronteira.
Dica: Faça esse passeio através do hostel porque o trâmite para atravessar a fronteira é mais fácil. Não esqueça também o documento de identidade original ou o passaporte.
Esse passeio dura o dia inteiro. O parque é imenso e tem vários lugarzinhos bacanas para conhecer, muitas quedas, tem uma ilha pra visitar com o acesso feito de barco já incluso. Leve uma roupa de banho, caso queira entrar no rio. Tem um trenzinho para ajudar a chegar em alguns pontos, mas prepare as pernas para as caminhadas, é um sobe e desce de escadas. Temos que admitir que gostamos mais do parque argentino que o brazuca. Não fizemos o passeio de barco que leva até a queda das cataratas.
5º dia
Último dia em Foz, acordamos bem cedinho, nem café da manhã tomamos e fomos de ônibus ao Paraguai fazer compras. Não tem como ir a Foz e não atravessar a Ponte da Amizade.
Dica: Vá de ônibus, leve somente identidade e dinheiro, sem bolsa e acessórios chamativos. Os preços são bem convidativos e dá para comprar bastante coisa boa. Em média os preços são 50% mais em conta que no Brasil, mas cuidado com os produtos falsificados. Na volta é aconselhável parar na alfândega e declarar seus produtos, que não podem passar de $300, para que você não tenha nenhuma dor de cabeça com a polícia federal nas estradas. Quem chega a Ciudad del Este atravessando a ponte da amizade, do lado esquerdo ficam as lojas de “marcas”, que vendem seus produtos um pouco mais caros que o lado direito, que tem lojas comuns e mais passível de ter produtos piratas. Porém todas as opções valem a pena a compra.
A tarde conhecemos também o marco das 3 fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina). Não é tão interessante, mas se quiser dar uma passadinha lá, não custa nada.
6º dia
Retornamos pela BR277 até Curitiba, pegamos a Régis Bittencourt e pernoitamos em Registro, uma cidade já no estado de SP.
7º dia
Chegamos ao Rio de Janeiro, seguindo a BR116.
NÚMEROS DA VIAGEM:
Dias de Viagem | 7 |
Distância Percorrida | 3.185 km |
MAPA:
FOTOS:
DICAS:
– Parque Estadual de Ponta Grossa
Acesso pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa – Curitiba), no Km 28 a partir de Ponta Grossa
Horário de visitação: das 8h às 17h30, porém a bilheteria fecha às 15h30
Fechado às terças-feiras
Telefone: (42) 3228-1138/3228-1539
e-mail: pevilavelhatur@iap.pr.gov.br (geral)
pevilavelhaadm@iap.pr.gov.br (agendamento de visitas)
– Parque Nacional do Iguaçu
Horário de visitação: segunda a domingo, de 9h às 17h
Rodovia BR 469 – Km 18
Telefone: (45) 3521-4400
e-mail: cataratas@catarataspni.com.br
– Itaipu Binacional
Av. Tancredo Neves, 6.731
Telefone: 08006454645
e-mail: reservas@turisamoitaipu.com.br
HOSPEDAGENS:
– Hostel Paudimar Falls
Rua Antonio Raposo,820 – Centro
Telefone: (45)3028-5503
e-mail: info@paudimarfalls.com.br
– Hotel Formule 1 – Curitiba
Rua Mariano Torres 927 – Centro
Telefone: (41) 3218-3838
[instagram-feed]
91 pensamentos em “Foz do Iguaçu – 7 dias”
oi pessoal, ja estive em foz mas fui de aviao, dessa vez pretendo ir de carro com minha familia e gostaria de saber se a fiscalizaçao nas estradas é muito pesada, pois pretendo fazer compras no paraguai (para consumo proprio) mas 300doloares nao da nem pro cheiro!
Bom dia Simone,
Realmente, os preços no Paraguai são convidativos a extrapolar a cota.
Não se preocupe com a fiscalização ao longo das estradas, antes terá que passar pela Receita Federal e declarar as compras.
Assim como fez quando viajou de avião.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá!
Vou a Foz do Iguaçu de carro com o meu marido em julho.
Vamos parar em Curitiba onde passaremos dois dias e depois seguiremos até Foz, não esquecendo, é claro de visitar o Paraguai.
Mas vamos até Assunção!
Me animei ao ver suas fotos.
Olá Erika,
Ficamos felizes que você tenha se animado com as nossas fotos para decidir sua viagem.
Curitiba e Foz são cidades com muitos atrativos, uma pena que só vai ficar 2 dias e Curitiba, achamos pouco. Mas de qualquer forma não deixe de fazer o passeio de trem, que sai de Curitiba até Morretes, este passeio dura um dia inteiro. Visite também o Parque Estadual de Vila Velha, que fica na estrada saindo de Curitiba para Foz.
Qualquer coisa, não deixe de nos contactar.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Obrigada pelas dicas, Alvaro e Fernanda.
Na volta conto como foi.
Abraços
Erika, Boa viagem e aguardamos os seus relatos.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Erika, bom dia.
Estou pensando em fazer esta viagem de carro.
Estou em São Paulo. Gostaria de saber se no trajeto inteiro da sua viagem passou por túneis, pois tenho fobia e não consigo ficar em lugar fechado por muito tempo.
Pode me ajudar?
Abraços e obrigada Lindas fotos
Na verdade a pergunta é para o casal Alvaro e Fernanda.
Grata
Olá Elisangela,
A viagem de São Paulo até Foz não tem túneis. Vale muito a visita.
Não deixe que seus medos substituam a vontade de conhecer um lugar.
Boa viagem.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Obrigada pela informação.
Minha família toda está pretendendo ir em outubro.
Abraços. Elisangela
Se precisar de alguma ajuda, pode nos escrever que responderemos com o maior prazer.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Oi,
a estrada como e? É perigosa? Pretendo ir saindo do RJ tb.
Oi Adriano,
Saindo do RJ até Foz Iguaçu todo o trecho é pedagiado (BR116 até SP, BR116 Régis Bittencourt até Curitiba e depois a BR277 até Foz). Tanto a Régis Bittencourt quanto a BR277 possuem um trânsito intenso de caminhões, esta última tem em sua maior parte apenas uma faixa de rolagem, mas em geral as estradas são boas.
abraços,
Alvaro e Fernanda
olá em primeiro lugar queria dar meus parabéns pelas suas dicas.
Eu estou querendo fazer o mesmo passeio q vcs fizeram porém estou com um pouco de medo das estradas e se existem alguns hoteis pela estrada pois não sou muito experiente em dirigir estradas longas e queria ir devagarzinho conhecendo os lugares.
Se vc puder me ajudar eu agradeço
Olá Max,
Obrigado, queremos sempre ajudar passando as nossas experiências.
Como você não citou a sua cidade, não sabemos a estrada que irá passar, por tanto, infelizmente, não sabemos se a estrada está em boas condições e se possui hotéis.
Para saber os lugares onde pernoitar, você primeiro tem que traçar a sua rota, quais estradas irá passar, depois tenha uma idéia de quantas horas você consegue e/ou pretende dirigir.
Qualquer dúvida ou se quiser ajuda para traçar a sua rota é só entrar em contato.
abs,
Alvaro e Fernanda
Parabéns pelo site!
ótima ajuda para os estradeiros de primeira viagem!
Estou indo pra Foz no próximo final de semana, partindo de SP. Quero ir direto, vou cedinho pra chegar lá no final do dia.
Pode me dizer como são as estradas até lá?? sei que de Curitiba pra Foz é tranquilo, minha dúvida é sobre a Rgis-bR116.
Abraços Tatiana
Olá Tatiana,
Ficamos felizes que nossas dicas tenham lhe ajudado.
Primeiramente achamos muito chão para andar em apenas um dia, principalmente para os estradeiros de primeira viagem, são 1100kM de SP até Foz.
Mas com relação as estradas: A BR277 (Curitiba-Foz) está em bom estado de asfalto e sinalização, o problema que vejo nela é a falta de pista dupla, em quase toda a sua extensão possui apenas uma faixa de rolagem e com muitos caminhões trafegando, a estrada se torna cansativa. A Régis também é privatizada, porém ainda não atingiu um bom nível na pavimentação, mas a sinalização está boa. De modo geral, está melhor que alguns anos atrás.
Se tiver alguma dúvida, entre novamente em contato que teremos prazer em responder.
Boa viagem. abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá, boa noite!
Eu e meu marido estamos pretendendo fazer esta viagem em Janeiro.
Será que vamos encontrar vagas nos hotéis ? Pretendemos fazer o mesmo trajeto de vocês e não queremos dirigir a noite. Sairemos do Rio de Janeiro, também. Pretendo fazer um orçamento de todos os gastos antecipadamente, e suas dicas me ajudaram muito para o planejamento desta viagem.
Olá Cláudia,
Sim, você vai encontrar vagas nos hotéis, porque Foz é uma cidade turística e possui muitas opções de hospedagem. Porém pode ser que você tenha que se hospedar em algum hotel que não seja de seu agrado (a vaga que sobrou).
Sempre planejamos com bastante antecedência nossas viagens, e deixamos reservados os hotéis para os dias que pretendemos ficar nas cidades.
Esse período é o ideal para fazer sua reserva nos hotéis e ter opções de escolha.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Amigo, Pretendo ir agora em em Dezembro.
Tambem vou de carro saindo do Rio. Pretendo comprar algumas coisas no Paraguai, na volta a muitos postos de fiscalização na estrada e eles param muito o carro?
Irei com mulher e filha.
Olá Fábio,
Esta já foi a dúvida da viajante Simone, que está no primeiro comentário.
Veja a resposta que demos sobre esse assunto: Realmente, os preços no Paraguai são convidativos a extrapolar a cota. Não se preocupe com a fiscalização ao longo das estradas, antes terá que passar pela Receita Federal e declarar as compras.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá!
Vamos em dezembro agora eu e meu marido!
Vamos ficar somente 2 dias em Foz, queria saber o que vc acha que não podemos deixar de visitar!
E saber também se tem algum outro hotel para indicar em foz!
Obrigada!
Adorei as dicas e o site! Adorei as dicas e o site!
Thaís
Olá Thaís,
Vocês não podem deixar de conhecer as cataratas do lado brasileiro, a usina de ITAIPU com passeio completo e o parque das aves, em um dia.
No outro dia reserve inteiro para as cataratas do lado argentino.
Infelizmente não temos um outro hotel para indicar, somente o Hostel Paudimar que nos hospedamos da primeira vez em que fomos a Foz.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá Gostaria de fazer esta viagem de carro com meu marido, porém, estou preocupada e por isso peço a opinião de vocês, tenho três filhos menores de 7 anos.
É possível fazer uma boa viagem com os meus filhos?
Nós sairíamos do Rio de Janeiro. Qual rota seria melhor?
Desde já agradeço
Gláuci,
Não temos experiência em viajar com crianças, ainda mais 3.
Isso é você e seu marido que sabem quanto tempo as crianças aguentam dentro do carro sem ficarem entediadas, sem tornar a viagem insuportável.
Acreditamos que seja possível sim fazer esta viagem, porém num ritmo mais lento. Nós por exemplo, saímos do Rio e seguimos até Curitiba nesta viagem, em outra seguimos até Guarapuava, somente para dormir antes de chegar a Foz do Iguaçu. Em ambas fizemos o caminho até Curitiba pela BR116 e de lá seguimos para Foz pela BR277.
Qualquer dúvida nos escreva.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Minha esposa e eu saimos de férias no mês de Março e fomos até Foz de carro.
Saímos de Santo André-SP e fomos até Maringá-PR onde tenho primos que moram lá. De São Paulo até Maringá são 650km. Ficamos 3 dias em Maringá e partimos pra Fóz. 5 horas de viagem e já estavamos em Foz.
Ficamos em um Hotelzinho bem simples ao lado da rodoviaria e por indicação do gerente, fomos a Ciudad del Este de onibus de linha (4 reais por pessoa). Gostamos tanto que repetimos no outro dia o passeio até o Paraguai.
Claro, fomos até o parque nacional do Iguaçu. Mas Foz tem outros atrativos: O parque das aves é lindo, a Mesquita (requer agendamento para visitação) e sem falar nos restaurantes arabe que tem espalhados pela Av. Jk. Na volta, sai de Foz depois do almoço, Jantei em Maringá e pernoitei em Presidente Prudente.
De lá, fomos até o Thermas dos Laranjais em Olimpia.
Ótimas ferias.
Olá Daniel,
obrigado por compartilhar a sua viagem.
Guardaremos as suas dicas para uma próxima ida a Foz, e quando quiser contar suas aventuras esteja a vontade.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá Alvaro e Fernanda, tudo blz com vcs?
estou me programando pra ir com a esposa agora terça feira dia 24.06, ficaremos dois dias em Curitiba e depois Foz de carro!!
Pretendo voltar pra SP no sábado 28.06. Já conheci Curitiba, Morretes e Antonina, mas em 1990.
Vcs tem ideia de preço de Hotel, em Curitiba, pois vou fazer o passeio de trem como sugeriram, da outra vez fiquei em Morretes, comi o tal do barreado.
Estamos indo sem reservas em hotéis?? serei que terei problemas em me hospedar?? Vc sabe se aceita o Sem Parar nos Pedágios até Foz?? Quero tb atravessar a ponte da amizade Quero tb r no parque de V. Velha ? e ir no lado Argentino!!!
Grato pelas dicas Abraços Paulo
Olá Paulo,
Primeiramente achamos que você está pretendendo conhecer muitos lugares em poucos dias, assim seus passeios serão corridos, se conseguir conhecer tudo o que pretende.
O passeio de trem de Curitiba até Morretes dura um dia. Já em Foz o lado Argentino é bem grande e também vai te consumir um dia inteiro.
Mas respondendo as suas dúvidas, sempre quando vamos a Curitiba ficamos no Aladdin. Desta última vez pagamos +- R$170,00, porém agora é Copa do Mundo, o preço deve ser outro, assim como também não sabemos sobre vaga para hospedagem. Não sabemos se o Sem Parar é aceito na estrada de Curitiba até Foz, mas acreditamos que sim. Para ir ao Paraguai, aconselhamos ir de ônibus comum (Foz/Ciudad del Leste), deixe seu carro no hotel em Foz.
O parque de Vila Velha fica na estrada para Foz, vai te consumir muito tempo, mas vale a visita. Pare para conhecer quando estiver saindo de Curitiba para Foz, e você chega em Foz a noite.
Qualquer dúvida volte a nos escrever.
Boa viagem.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Alvaro gostei do seu blog!
Fiz todos esses passeios de Foz e Gostaria de ressaltar a todos que querem conhecer as cataratas, que não deixem de visitar as cataratas do lado Argentino e conhecerem a “Garganta do diabo” é de tirar o fôlego.
Na visita ao Paraguai fiquei bem decepcionado após atravessarmos a Ponte da Amizade você leva um choque com a quantidade de camelôs a desordem e sujeira do lugar.
Se for de carro cuidado pois a maioria dos seguros não cobrem.
Olá Beto,
legal que tenha gostado do blog e da viagem a Foz.
Obrigado por ter acrescentado as dicas ao blog.
Realmente ao atravessar a ponte da Amizade é um choque cultural.
Sempre aconselhamos a atravessarem a ponte de ônibus.
abraços,
Fernanda e Alvaro
Olá, Fernanda e Álvaro.
Obrigado por compartilhar sua experiência. Estava aqui planejando com amigo meu de fazermos o mesmo trajeto, porém não moramos no Brasil e só vamos passar 20 dias no Rio.
Gostaria de saber se os lugares que passaram também são indispensáveis ou o alge da viagem foi mesmo Foz.
Vamos em fevereiro 2015 e estava também vendo passagens aéreas que estão saindo o mesmo preço que ir de carro ou até mesmo ônibus, adoraria ir de carro e passar em alguns lugares, mas como só ficaremos 20 dias aí não sei se valeria a pena ir de carro.
Vi que sua viagem foi em 2008 e creio que hoje sairia bem mais caro, né?
Abraço e obrigado pelas dicas.
Esqueci de perguntar Se por acaso fomos de avião, acha que 2 dias seriam suficientes pra conhecer, pelo menos quase tudo? Inclusive o lado Argentino? Se não, quantos dias em média?
Obrigado
Olá Andre,
Sim o auge da viagem é Foz do Iguaçu, existe o parque Estadual de Vila Velha que fica próximo a Curitiba, porém como você disse que tem apenas 20 dias de viagem, não aconselhamos ir de carro porque “perderá” 4 dias na estrada ida e volta.
Para conhecer Foz são necessários 2 dias, caso não queira ir a Ciudad del Este. Um dia inteiro no parque do lado Argentino, outro dia para ir no parque do lado brasileiro, Usina de ITAIPU e no parque das aves.
Sim, faz mais de 6 anos que estivemos lá, então os preços dos hotéis e ingressos aos parques estão mais caros.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Muito obrigado pela resposta.
Nesse caso devemos ir de aviao mesmo, ajudou muito com as dicas. 🙂
André,
Se precisar de mais alguma ajuda é só escrever.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Oi Alvaro e Fernanda,
Eu e meu marido gostamos muito de viajar de carro.
Estamos pretendendo fazer essa viagem saindo od Rio de Janeiro no dia 28/12/2014. Iremos passar o reveillon em Ponta Grossa, onde temos parentes.
Já conhecemos o parque de Vila Velha, muito bom.
Suas dicas irão ajudar muito nosso passeio.
Tenho algumas dúvidas: Posso fazer as compras no Paraguay com reais ou é melhor usar o dólar? Se eu declarar as compras na Receita Federal, quanto vou pagar de imposto? De Foz a Assunção são quantas horas de viagem?
Muito obrigada. Bia
Olá Bia,
Poucas lojas aceitam Real e mesmo as que aceitam não é vantagem em relação a cotação que eles colocam, então compre em Dollar. Até U$300 você não paga imposto, acima disso você paga 50% do valor excedente.
Quanto ao tempo de Foz até Assunção não sabemos te responder, pois nunca fomos a esta cidade.
abs,
Alvaro e Fernanda
Olá Alvaro e Fernanda,
Por força do trabalho (sistemaronin.com), viajo muito de carro pelo Brasil, no entanto, nunca fui a Foz do Iguaçu, o que terei de fazê-lo na semana que vem. Pesquisando na net, encontrei o ótimo relato de vocês! Tendo em vista tempo de viagem e pedágios, gostaria de saber de vocês, ou alguém mais, qual das duas rotas abaixo qual é a melhor: 1- RJ – SP – Ourinhos – Maringá – Cascavel – Foz 2-RJ – SP – Curitiba – Foz Em geral, pesquiso pelo site mapeia.com.br ou Google Maps mas há trajetos, como este, que o relato pessoal fica melhor.
Boas viagens! 🙂
José,
obrigado pelo elogio.
Nós já fomos até Foz do Iguaçu em 2 ocasiões, em ambas passando por Curitiba, nunca pelo interior de SP.
Na sua 1 opção o caminho é um pouco mais longo e mais pedágios. Caso opte pela 2, não vá por Ponta Grossa que o caminho é mais longo, siga a BR277 direto de Curitiba até Foz. Também costumamos pesquisar os caminhos pelo viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas (quia 4 rodas).
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Vou fazer essa viagem de carro em janeiro/2015.
Qual cidade vocês recomendam que vale a pena parar para dormir e conhecer??
Oi Debora,
Antes de responder a sua pergunta, gostaríamos de saber de qual cidade você vai sair para poder responder melhor a sua questão.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá Alvaro e Fernanda,
Têm razão. De acordo com o mapeia.com.br, no trecho SP até Foz, são gastos R$ 146,90 em 17 pedágios pela opção 1. Já na opção 2, no mesmo trecho, são gastos R$ 94,10 em 15 pedágios, entretanto, há a bendita serra, que está igual a bumbum de neném por conta das obras de duplicação. Obrigado pelo alerta quanto a Ponta Grossa! Realmente há um “cotovelo” que faz o trajeto ficar mais longo.
Apenas como referência, achei um outro relato interessante, porém de moto. http://www.motosblog.com.br/821/roteiro-de-viagem-foz-do-iguacu/ Abraços e obrigado pelo retorno!
Ps: Uma pena não recebermos notificações de seu post neste site em nosso e-mail.
Olá, Debora e Fernando é um prazer ser orientado por vocês,
minha pergunta é a seguinte sou de Niterói – RJ e já estou com passagens de avião compradas para Rio x Foz em Dezembro, gostaria muito de ir de carro, mais estou um pouco inseguro quanto a distância uma vez que vou com minha esposa e ela não dirige, mas tenho consciência que seria muito mais proveitosa se fôssemos de carro.
Pode nos ajudar com a experiência de vocês.
Obrigado!!
Desculpe me errei o nome Alvaro e Fernanda,
Obrigado!!
Olá Fernando, ops Jorge :).
Jorge, achamos que a melhor opção seja usar as suas passagens que já estão compradas.
Para Foz de carro são quase 2 dias só para chegar, dependendo da quantidade de dias que irá passar em Foz, você ficará mais tempo na estrada do que passeando pela cidade.
Ir de carro é interessante se você resolver visitar o parque de Vila Velha que fica em Ponta Grossa e que ao chegar em Foz, não precisará alugar um.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Estou indo a foz, alguem sabe o custo aproximado ida e volta de carro?
pretento ir no proximo domingo dia 31/11/2014.
Marcos veja esses sites: http://www.mapeia.com.br http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas http://www.viajedecarro.com/estradaemapa
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá,
eu e uma amiga (Elaine) queremos viajar dia 04 ao dia 11 de janeiro pra Foz, de carro.
Gostariamos de saber (dicas) do que podemos fazer.
Não conhecemos nada, então, vamos nos aventurar com a cara e a coragem.
O que podemos fazer, rotas, hotéis.
desde já, obrigado
Olá Emerson,
A viagem para Foz é muito legal para se aventurar, vocês irão gostar Precisamos saber qual a cidade de sua saída para lhe ajudar com a rota.
Na cidade vocês poderão conhecer: A usina de Itaipu (acesso somente de calça) e cataratas do lado do Brasil em um dia, reserve um dia inteiro para as cataratas do lado Argentino. Se quiserem fazer compras no Paraguai, aconselhamos ir de ônibus comum de linha (Foz/Ciudad del Leste), deixe seu carro no hotel em Foz.
Os leitores do blog deram dicas para ir ao Parque das aves e a Mesquita, estes nós não conhecemos. Para comer existem vários restaurantes na Av. JK, adoramos comer uma picanha com aipim frito.
Quanto aos hotéis, preferimos não indicar. Em todos que ficamos, sempre tivemos um problema.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Prezado excelente,
informações vou meter o pé na estrada !
Obrigado Waldyr,
Boa viagem e esperamos notícias.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Oi, tudo bem?
Eu e minha família nunca viajamos de carro e nestas férias de julho gostaria de fazer um roteiro grande saindo de SP , conhecendo Foz do Iguaçu, Paraguai, Punta DEL Leste, Buenos Aires, Gramado, Canela, Florianópolis, Ilha do Mel, Beto Carreiro, e retorno pra São Paulo.
Acho que vamos levar uns vinte dias. Vc consegue me ajudar neste roteiro? Que estradas devo pegar? Que caminhos percorrer? Ou onde posso encontrar este roteiro?
Muito obrigada
Oi Carmen,
Estamos bem. Podemos lhe ajudar sim, ou melhor é um prazer pra gente.
Talvez você não encontre exatamente esse roteiro, mas parte dele com alguns lugares e cidades Para viajar em torno de 20 dias, achamos o tempo curto para a quantidade de cidades selecionadas por você. Só um parênteses, fizemos isso em nossa 1ª viagem de carro e não conseguimos aproveitar completamente cada lugar.
Você citou Paraguai mas você quer ir apenas a Cidad del Leste? Para Foz e Cidad del Leste reserve uns 3 dias. No Uruguai reserve uns dias para ir a Colonia e Montevideu, são cidades próximas e valem a pena visitar. Em Buenos Aires, não há necessidade de carro, ou melhor vá sem ele. Deixe o carro no Uruguai e atravesse o rio para Buenos Aires de BuqueBus, reserve uns 5 dias.
Para as serra Gaúcha e Floripa, reserve uns 5 dias para cada lugar.
Estivemos uma vez na ilha do Mel, mas conhecemos pouco, chegamos num dia e saímos em outro e Beto Carreiro nós não conhecemos.
Acho que para começar a planejar a sua 1ª aventura de carro, você deve inicialmente definir as cidades que quer conhecer com o tempo gasto em cada uma e o tempo gasto até chegar, para ver se cabe no tempo total das férias de uns 20 dias.
Quando estiver definido o roteiro de acordo com o que falamos, te ajudaremos qual o melhor caminho a percorrer.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá Alvaro e Fernanda,
puxa que legal o que fizeram.
Estou querendo fazer uma esticada desta saindo de BH – Minas Gerais, tenho dois pequenos 7 e 9 anos , compensa a viagem??
Na realidade tenho objetivo de ir para o Paraguai,tenho parentes lá. Logo queria uma dica de vocês de melhores trajetos e lugars.
tenho uns 12 dias para esta viagem ..é pouco ? pelas perguntas podem perceber que não tenho muita experiencia em looonngas viagens rss pretendo sair em agosto.
Forte abraço Leonardo.
Olá Leonardo,
Acreditamos que os 12 dias são mais que suficientes para você ir a Foz, já visitar os seus parentes no país vizinho nós não sabemos porque não sabemos qual cidade. Talvez o grande problema sejam os longos dias na estrada, isso podendo provocar o tédio nas crianças.
O trajeto que costumamos fazer é: seguir até Curitiba pela Regis (BR116) e depois a BR277 até Foz, costumamos fazer esse percurso em menos de 2 dias.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Ola,
Muito obrigado pelas dicas do site! Estou planejando fazer Floripa – Foz do Iguacu em novembro, dois adultos e duas criancas (5 e dois anos e meio).
Vale a pena fazer de carro? A economia e consideravel (considerando pelo menos uma pernoite no caminho ou mais tendo lugares bacanas pra ver, carro alugado)?
Existe opcao de deixar o carro em Foz e voltar de aviao pro Rio?
Edu,
O melhor custo benefício entre ir de avião ou alugar um carro você terá que pesquisar uma promoção de passagem e o custo do aluguel, por exemplo.
Não sabemos te responder essas questões porque sempre viajamos em nosso carro próprio. Quanto ao trajeto, a única atração que conhecemos é o Parque Estadual de Vila Velha. abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá!!!
Gostaria de saber exatamente quanto tempo vou levar de carro de São Paulo a Foz sem muitas paradas, exceto para alimentação.
Estou pensando em comprar cosméticos para revenda, será que tenho que declarar ou somente eletrodomésticos?
Olá Selma,
Exatamente não temos como informar o tempo que você vai levar de SP a Foz, mas pela distância entre as cidades nós costumamos fazer em umas 13 hs na estrada, sem parar para comer.
Quanto a declaração, peço que você verifique no site da Receita Federal clicando aqui.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá Alvaro e Fernanda, Somos de SP.
Estamos indo em lua de mel para fazer esta rota, gostaríamos de sugestões, pois pretendemos passar por Curitiba, Foz, Argentina e Paraguay.
Tbm gostaríamos de saber se é possível ir de carro ao Paraguay?
Desde ja muito obrigado.
Olá well e Tata,
Quando vocês falam Argentina e Paraguai a ideia é atravessar a fronteira para ir no parque Iguazú e Ciudad del Este ou viajar pelos países?
Curitiba tem muitos parques para conhecer, Jardim Botânico, Barigui, Opera de Arame, Unilivre, Tanguá, Tingui, Bosque Alemão são alguns deles.
Também não deixem de fazer o passeio de trem até Morretes.
Quando saírem de Curitiba em direção a Foz, peguem a BR376 em direção a Ponta Grossa, um pouco antes de chegar a esta cidade tem o Parque de Vila Velha que vale a visita.
Em Foz do Iguaçu visite a usina de ITAIPU (passeio completo), parque das aves, as cataratas nos dois países, reservem um dia inteiro para o lado argentino.
Quando forem a Ciudad del Este, recomendamos ir de ônibus comum.
abraços,
Alvaro e Fernanda
OLA ALVARO E FERNANDA
ADOREI ESSAS PUBLICAÇÕES DE VCS SOMOS DE TORRES RS ESTAMOS QUERENDO IR NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA PRA CURITIBA NAS CATARATAS E DEPOIS IR NO PARAGUAY
QUAL O CAMINHO MELHOR PARA IRMOS E O HOTEIS ONDE É MELHOR FICARMOS,
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Olá Mauro,
Para Curitiba siga pela BR101. Gostamos de ficar no Aladdin.
De Curitiba para Foz siga sempre pela BR277, mas costumamos dar a dica do Parque Estadual de Vila Velha, que fica na beira da BR376 em direção a Ponta Grossa.
Quanto ao Hotel em Foz, preferimos não indicar porque ainda não conseguimos achar nenhum com bom custo benefício.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Bom dia,
sei que esta viagem foi a algum tempo mas só para ter uma noção, o valor que vc colocou na tabela de gastos foi por pessoa ou para o casal?
Obrigada
Olá Gabriela,
Os gastos foram para o casal.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
boa noite!
gostaria de umas dicas pra fazer essa viagem ate foz do iguacu com minha familia saio do rio de janeiro em 20/12/2015 e posso voltar 29/12 (no rio).
preciso de dicas para rotas e tempo de permanencia nas cidades.
Olá Jair,
Você pode seguir a rota da BR116 até Curitiba e depois a BR277 até Foz, esse é um caminho que fizemos algumas vezes e as estradas são boas.
Não sei se esta acostumado a dirigir por longas horas, mas costumamos pernoitar em Curitiba ou até mesmo depois.
Para Foz reserve de 3 a 4 dias, você também pode visitar o Parque estadual de Vila Velha (fica na beira da estrada em Ponta Grossa desviando o caminho para a BR376/BR373). Curitiba também é bem interessante, muitos bosques, se você quiser pode reservar alguns dias ao menos para conhecer os pontos turísticos mais importantes, como o jardim botânico.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Ola eu gostaria de saber se vc teve alguma experiencia em relaçao a ir para o paraguai de carro pois o que pretendo fazer é conhecer outras cidades
Olá Marcelo,
Não tivemos essa experiência.
Sempre que atravessamos a ponte a amizade foi de ônibus para fazer compras na Ciudad del Est.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Ola Alvaro e Fernanda.
Lendo seu relato de viagem e as fotos a Foz, estou quase decidido também fazer essa viagem saindo de Cabo Frio – RJ.
Pretendo ir com minha esposa e gostaria de levar nossa filha pequena (4 anos), mas estou na duvida se a viagem de carro será muito cansativa para ela.
De qualquer maneira parabéns pelas dicas e pela iniciativa de compartilhar suas viagens.
Olá Marcio e Lucimar,
Obrigado pelo contato.
Nós não temos experiência em viajar com crianças, mas achamos que isso não pode ser um empecilho e sim mais uma curtição.
Vocês podem ir num ritmo mais lento e também passar mais tempo em Foz, lá tem bastante atrativos que irão gostar inclusive a pequena.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá!
Muito bom o relato.
Obrigada por compartilhar.
Se é que ainda lembram, vocês viram muita fiscalização da PF na estrada, voltando para o Rio de Janeiro?
Abraços.
Olá Nati,
Lembramos sim, estivemos em Foz em outras viagens de passagem ou como na última que fizemos ano passado que ficamos 2 dias.
Infelizmente não existem muitas barreiras da PF nas estradas.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Boa noite Álvaro estou querendo ir para o Paraguai e para a Argentina do q fiquei sabendo q só com identidade tem q ser feita em menos de 10 anos mais como aqui no Brasil N tem isso de dez anos e N vence a N ser q N da pra identificar.
so q já estou de férias N da tempo da identidade ficar pronta como q eu faço mal te pergunte arrisco ir com a minha identidade ou melhor nem ir por q ela tem mais de dez anos
Boa noite Thamires,
Algumas identidades possuem validade sim e também data de expedição. A “validade” de 10 anos para acesso nesses países é que normalmente depois de 10 anos nossa aparência fica muito diferente da foto que está na identidade. Pode usar o passaporte também, caso possua ou arriscar com a identidade.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Obrigado
Olá pessoal.
O que eu preciso fazer para acessar o Paraguai com o meu carro e familia (filhos de 10 anos, 7 anos e esposa) ? Algum documento em especial? Alguma taxa?
Olá Flavio,
Dependendo de onde você for precisará de alguns documentos sim. Se a ideia é ir somente na Cidade do Leste, recomendamos nem ir de carro, vá de ônibus e leve somente a identidade. Mas se quiser conhecer outras cidades do país, vocês terão que ter a identidade com a data de emissão inferior a 10 anos ou levar o passaporte.
Para o carro é exigido o seguro carta verde. Veja nesse link mais detalhes sobre o seguro. http://www.viajedecarro.com/dicas-de-viagem/
abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá! Boa tarde.
Gostaria de saber se vcs consideram o caminho São Paulo-Foz perigoso para fazer de noite.
Meu maior receio são assaltos na estrada.
Abraços, Larissa
Boa noite Larissa,
Podemos considerar 2 caminhos de SP para Foz, um pelo interior e outro pela Regis (passando por Curitiba).
O do interior não conhecemos, já o pela Régis o maior problema esta na Serra do cafesal, que se estiver engarrafada (mesmo durante o dia) infelizmente já soubemos que ocorreram arrastões.
abraços,
Alvaro e Fernanda
Olá! Boa tarde!
Sou de São Paulo e vamos á Curitiba do dia 04/01/17 á 07/01/17. Em seguida, iremos: eu, marido e filha de 10 anos a Foz do Iguaçu.
Temos reserva no hotel do dia 08/01/17 á 12/01/17. Como estou viajando com criança, dividi a viagem de Curitiba á Foz em dois dias.
Quero saber qual cidade se hospedar para dormir entre Curitiba e Foz?
Agradeço a atenção!
Zelma Camargo.
Bom dia Zelma,
Você pode procurar hospedagens em Guarapuava ou Cascavel, estas cidades possuem mais infra estrutura nesse trajeto.
Outra sugestão nossa é que você faça esse trajeto (Curitiba-Foz) direto (7hs de viagem) ou tente, caso perceba cansaço pare em alguma destas cidades para dormir.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Alvaro e Fernanda,
pretendo ir de carro com esposa+filho de 23 anos+nossa pincher de 5 anos(Meggy) até centro de Assunção-Paraguai saindo de São Vicente-SP, indo pelo sul do Brasil.
Tenho visto muitos videos no youtube falando sobre policiais corruptos no lado paraguaio que param teu carro e até “plantam” prova de crime como uma arma ou droga em seu carro(porta-mala) para te liberar mediante propina, isto é verdade ou folclore? Estamos indo para ficar pois meu filho vai cursar medicina lá.
Nossos RGs atuais são suficientes ou nós 3 precisamos de uma tal carta verde para dirigir em Assunção? Para a viagem temos que levar o tal kit anti-propina?
(caixa de primeiros socorros+cabo de reboque+2 triangulos+cabo de bateria)? Ou é melhor vender os 2 carros, ir de onibus e comprar um carro com preço menor e emplacado e assegurado lá? Minha esposa está apavorada com tanta controvérsia sobre ir de carro.
Agradeço toda informação que puderem nos ajudar grande abraço e fiquem com Deus.
Boa tarde José,
Obrigado por nos escrever, vocês tem muitas dúvidas e algumas confusas, vamos tentar ajudar um pouco.
Primeiramente, nunca entramos no Paraguai de carro, então fica difícil saber como é lá exatamente quanto aos policiais corruptos.
Mas tento como base relatos e o nosso conhecimento da polícia da Argentina de Corrientes (região próxima ao Brasil e Paraguai), eles devem ser corruptos.
Mas não podemos generalizar, se assim fosse todos que passassem por essas áreas seriam abordados e nós nunca fomos.
Também já vimos um vídeo de um casal que ia na estrada filmando e quando os policiais os abordava, ficavam intimidados em subornar. Vale a dica.
Quanto ao RG, a lei diz que devem ter menos de 10 anos da data de expedição para ser válido em território estrangeiro.
A carta verde é um seguro para terceiros, semelhante ao nosso DPVAT, para veículos que pertencem ao MERCOSUL adquirido com prazo de validade, veja aqui. O que você menciona como “tal kit anti propina” na verdade faz parte da lei de trânsito da Argentina, não sabemos se é a mesma do Paraguai, sem falar no lençol branco, veja aqui.
Esperamos poder ter ajudado,
abraços,
Alvaro e Fernanda
Bom Dia Alvaro e Fernanda,
achei muito bacana a divulgação de vocês, estou muito interessado em fazer essa viagem, estou em duvida se será de carro ou moto, meu medo é em relação as condições das pistas, é toda em asfalto ? tem locais de barro ou estrada de terra ? risco em relação a assalto ou algo do tipo é muito comum ? pois como vou com a famílias as vezes o barato pode sair caro, estou com a ideia de ir com pouca roupa, e comprar tudo la no paraguay. os postos de combustíveis são distantes? a bastante informação nas estradas ou a momentos que podemos nos perder?
Desculpe o montante de perguntas, mas é melhor prevenir sempre kkkk obrigado
Boa noite Luciano,
Saindo do Rio de Janeiro, caminho que fizemos é bem tranquilo com relação a asfalto, postos, sinalização, etc. Mas você não disse de onde irá partir, assim não podemos imaginar o caminho que terá que percorrer.
Nos deixe saber de onde irá sair para poder lhe ajudar mais.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Desculpe a falta de informação rsrsrsss vamos sair de cordovil, pegar a Av presidente dutra no início dela mesmo e seguir até Curitiba, passar uns 1,5.a 2 dias e seguir pra foz pra relaxar por completo ficarei 7 dias na cidade 2 dias de compra no Paraguai e o restante pra conhecer a cidade e relaxar
Boa noite Luciano,
Então relaxa e curta a viagem, as estradas são boas de uma maneira em geral, com postos de combustível etc. não precisa se preocupar.
Sugerimos pegar a Av Ayrton Senna e o rodo anel pra fugir do trânsito pesado da dutra e em São Paulo.
Abraços,
Alvaro e Fernanda
Boa Tarde,
Alvaro Estou pretendendo ir de carro com minha esposa para Foz de Iguaçu.
Nunca fizemos uma viagem com tamanha distância. Gostaria de saber sobre estrada, sinalização, postos, pousadas etc … Se têm muitos pedágios, e a média de gastos Iremos direto para Foz, mas se por acaso no caminho tiver lugares interessantes podemos parar nesses pontos, mas nossa prioridade é Foz.. Nos dê uma dica por favor.
Desde já agradeço Abraço
Bom dia Joselma,
Saindo do Rio de Janeiro, caminho que fizemos é bem tranquilo com relação a asfalto, postos, sinalização, etc.
Mas você não disse de onde irá partir, assim não podemos imaginar o caminho que terá que percorrer.
Nos deixe saber de onde irá sair para poder lhe ajudar mais.
abraços,
Alvaro e Fernanda