Como monitoramos tudo no nosso motorhome

  Eu, Alvaro, desde criança tenho fascínio pelo mundo da eletrônica, e com isso meus brinquedos em sua maioria recebiam uma modificação para ter uma luz a mais, um pisca pisca ou uma sirene diferente, hoje vejo que não era nada complexo, mas na época eu me achava o engenheiro da NASA (risos).

  Esse hobby virou uma paixão e evoluiu para profissão que tenho hoje como técnico em eletrônica e engenheiro elétrico, e foi na área de automação que me desenvolvi profissionalmente, primeiro com manutenção e suporte e depois com projetos.

  Sempre foi um desejo meu usar os meus conhecimentos para projetar algo que supervisionasse a minha casa, como se fosse uma casa inteligente que me mostrasse o consumo elétrico, de água, se existe vazamento de gás, etc. Uma completa central de monitoramento.

  Quando ainda morávamos no apartamento, eu iniciei essa ideia algumas vezes, mas infelizmente por um motivo ou outro o projeto nunca saía do papel. Foi então, que quando resolvemos mudar de vida e vir morar a bordo de um motorhome, eu não medi esforços para concretizar esse meu sonho, afinal agora estas informações não são um capricho, e sim necessidades para garantir o bom funcionamento da casa e ganhar autonomia e ter mais segurança.

  Então, coloquei meus conhecimentos em prática, estudei bastante, aprendi muito para então conseguir materializar. Posso dizer que como tantos outros sonhos não foi fácil, mas não desisti dele, e hoje digo que é mais um realizado.

  Consegui projetar a central de supervisão da forma que eu idealizava, simples de operar, bem compacta e com todas as informações que eu queria.

Como monitoramos tudo no nosso motorhome Viaje de Carro

  Hoje, vivendo a bordo da Beluga, nosso motorhome, posso assegurar com propriedade o quanto ela está sendo útil.

  Com uma monitoração precisa da tensão da bateria, nível de carga na bateria, consumo de corrente e potência, é possível saber como estamos de energia, se podemos esbanjar ou temos que economizar.

  Falando de energia, também é possível monitorar o inversor, tensão AC das tomadas, corrente e potência.

  Os níveis de água, nós temos 3 caixas: potável, servida e mineral. Todas elas monitoradas com 6 estágios cada, o que nos dá uma precisão superior a qualquer outro dispositivo comercial.

Como monitoramos tudo no nosso motorhome Viaje de Carro

  Também é possível saber a temperatura e a umidade do ar.

  Consegui criar um sistema de alarme exclusivo.

  Funciona assim: devido ao tamanho reduzido e a simplicidade, o display exibe apenas uma informação por vez, mas não quer dizer que a central não esteja monitorando as outras informações, pelo contrário, ela está monitorando e caso tenha algum problema ela emitirá um alarme sonoro e visual e trocará o display para a informação que possui problema. O alarme sonoro é possível silenciar com um simples toque no botão, já o visual permanece aceso enquanto durar o problema.

  Além disso tudo, a central também grava os valores máximos e mínimos das informações. Esse registro é um recurso muito interessante, porque além de saber qual foi a maior ou menor temperatura, por exemplo, tem o lado técnico de saber se houve algum valor muito errado na tensão de bateria e, ou no inversor e que ocasionou a queima, isso ajuda muito na manutenção.

  Com tudo isso, depois eu resolvi fazer uma alteração e colocar a central para monitorar vazamento de gás de cozinha, fumaça, metano e monóxido de carbono, como disse, só quem mora no motorhome para entender melhor as necessidades do dia a dia. Se você se interessou, e gostaria de ter esta central completa na sua casa rodante, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.