Como funciona a placa solar e o controlador de carga

Para alguns, a elétrica faz perder horas de sono, para outros é o mesmo que se colocar no lugar do técnico do seu time de futebol e palpitar o que ele deveria fazer. O que esses dois cenários tem em comum é que no final o projeto terá problemas.

Um assunto que gera muitas dúvidas e é muito recorrente nos grupos de motorhome é saber qual tipo e potência de placa solar colocar e qual é o melhor controlador de carga, porém o que muitos não sabem é que existem outros fatores a se levarem em consideração tão importantes ou mais.

Eu, Alvaro, engenheiro elétrico com mais de 20 anos de experiência em automação e sistema de missão crítica, quero ajudar você, a entender como funciona, pra que serve, como especificar ou ao menos ficar atento em alguns detalhes no momento da escolha de qual placa solar e controlador usar no projeto de um motorhome, seja ele montado em qualquer carro. Por isso, fiz esses 2 vídeos bem didáticos e curtos.

Mas antes dos vídeos, você sabia que a maioria dos motorhomes de hoje tem o sistema fotovoltaico como a principal fonte de energia para carregar as baterias da casa? A nossa Beluga mesmo é uma, quanto mais tempo e experiência temos de vida nômade mais vemos que não há necessidade de ligar a casa na tomada.

Isso se dá pelo baixo custo de instalação, pela quase ausência ou pouca necessidade de manutenção, praticamente não ocupa espaço, ou melhor, ocupa uma área que não se usa, o teto. Diferente de um gerador que necessita de gastos recorrentes com combustível, manutenção e tem o incomodo do barulho. Por esse ponto de vista, as placas solares só possuem prós e nenhum contra, por isso que caíram no gosto de todos.

Se desejar ter o projeto elétrico de seu motorhome, elaborado por mim, entre em contato para saber mais detalhes.

    E você sabe como funciona a placa solar e o controlador de carga? Aprenda assistindo esses 2 vídeos abaixo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.