Como escolher o carro ideal para viajar o mundo

Se está na dúvida qual carro ideal escolher e não sabe por onde começar, vamos te mostrar as opções de carros para que você não deixe seu sonho morrer. Também falaremos o porque da nossa escolha, os prós e contras que temos quando escolhemos essa opção.

Qual tipo de carro te atende melhor?

As opções nesse quesito são muitas, então vamos listar as mais comuns no brasil:

  • Dormir dentro do carro reclinando os bancos ou adaptando uma cama para ter o mínimo de conforto.
  • Outra opção bastante comum é ter uma barraca no teto, podendo ser instalada em qualquer veículo desde o mais básico. Existem modelos bem práticos e rápidos para armar e desarmar, além de confortáveis e impermeáveis.
  • Investindo um pouco mais temos as mini vans, bem versáteis e permitem a montagem de diversos layouts. É possível ter cama, armários, pia, geladeira, chuveiro e até vaso sanitário. Se quiser economizar e fazer por conta própria está valendo, mas para que seu sonho não se torne um pesadelo, estude bastante como irá fazer o seu projeto ou faça com empresas especializadas.
  • Uma solução interessante é o estilo overlander, semelhante ao das mini vans no quesito versatilidade em montagem, porém são veículos off road. Em sua maioria é montado em uma Land Rover Defender.
  • Aumentando o valor do investimento temos o camper, uma casa acoplada na caçamba de uma pick-up. Com a vantagem de poder desacoplar a casa e usar somente a caminhonete. Em geral o camper possui toda a infraestrutura para as necessidades básica e conforto.
  • E por último o mothorhome. Como o nome diz é toda a estrutura de uma casa sobre rodas e para isso o custo é o mais alto da nossa lista. Para a montagem também é possível fazer com empresas especializadas ou de forma caseira. Reforçamos que estude muito se optar por fazer por conta própria, o que não falta hoje em dia são os “entendidos do assunto” na internet e seu sonho pode se transformar em pesadelo.

A nossa escolha

Como escolher o carro ideal para viajar o mundo Viaje de Carro

Como o nosso projeto é viver na estrada, logo pensamos que precisamos de espaço interno, armários para guardar nossos pertences e ter um banheiro completo é para nós imprescindível, então as primeiras opções que listamos acima não nos atende.

Nosso sonho sempre foi um camper, até o dia que visitamos uma fábrica. Achamos muito pequeno, praticamente não há nichos para guardar coisas, nem espaço interno para circulação. O vendedor também nos informou que teríamos problemas em adequar o camper para atender alguns dos nossos desejos.

Então optamos por um motorhome. Este mundo é muito vasto de escolha: em tamanhos, modelos, acabamentos, etc. Desde os mais básicos até os que não existem limite para investimento e criatividade na montagem. Escolhemos um modelo montado em uma van furgão, um dos mais simples e comuns, além do valor estar dentro das nossas possibilidades.

A Beluga, nome que batizamos a nossa casinha, é montada em uma Mercedes Sprinter 415 extra longa, um carro com quase 7m de comprimento com rodado simples, semelhante ao de um automóvel comum mas com a capacidade de carregar todas as nossas necessidades e permite realizar nossos sonhos.

Por que escolhemos uma Mercedes Sprinter 415? Para tomarmos essa decisão, comparamos com outros fabricantes, porém a fama da marca como um produto robusto, o histórico de manutenção integrado nas concessionárias a nível global e a facilidade de peças em muitos países por ser um carro mundialmente vendido fez dessa a nossa opção mais assertiva.

Mas claro que nem tudo são só prós, como dissemos, devemos escolher o carro que melhor atenda as nossas necessidades, porque não existe o carro perfeito e nós temos alguns contras também. Perdemos em agilidade por ter um carro muito pesado, nossa mobilidade é limitada por ter um carro tão grande, estacionar também não é uma tarefa das mais fáceis. Apesar disso, queremos viver essa vida de fato, portanto, essa opção foi a que mais combinou com os nossos desejos.

A montagem

Depois de muita pesquisa na internet, e-mails, telefonemas e estudo, selecionamos alguns fabricantes para conhecer pessoalmente. Foi assim que tivemos a grata surpresa de conhecer a Victória Mothorhomes, a fábrica que fez a nossa Beluga, foi a opção que mais se enquadrava com os nossos desejos e sonhos.

Plínio, dono da empresa junto com seus funcionários tornaram possível o que tanto ansiávamos, desenvolvendo um projeto único, totalmente personalizado para atender as nossas necessidades. Feito totalmente de modo artesanal, porém com a qualidade de montagem de uma indústria. Desde o primeiro contato, o atendimento foi maravilhoso, um diferencial, privilegiando tudo o que sonhávamos.

Então qual carro ideal escolher?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, ou melhor, existem várias respostas para essa pergunta, porque ela é pessoal. Não é porque você não tem um orçamento para investir no carro mais completo que não poderá realizar seu sonho de dar a volta ao mundo. Como listamos existem várias opções, então é só escolher o carro que melhor se encaixe no seu perfil de viagem e seja feliz.

Como escolher o carro ideal para viajar o mundo Viaje de Carro

Tour pela nossa casinha, a Beluga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *