9 dicas que vão te ajudar a pensar melhor no projeto do seu motorhome

1. Uma das dúvidas que tínhamos era se deixávamos a porta na parte de trás sem parede e com a vista para os lugares que visitamos ou a porta fechada. E o que nos fez deixar fechada é que além de menos poeira que entra no motorhome, para abrir a porta temos que abrir a porta pela parte de trás e ainda íamos perder um armário. Para a gente que mora no motorhome não compensava. Outra questão é será que iríamos abrir sempre para curtir a paisagem?

2. Cama ao comprido ou cama atravessada? Você se incomodaria de ter que pular o outro ou que o outro tivesse que te pular durante a noite para ir ao banheiro? Se isso não é um problema para você, esse layout te dá mais espaço interno no seu motorhome. Mas se você é que nem a gente que vai ao banheiro todas as noites e não quer ser incomodado é melhor optar pela cama ao comprido. É muito mais confortável.

3. Lavabo e chuveiro junto ou separado? Eles juntos com certeza você ganhará mais espaço, mas também terá que ficar secando o box sempre para não correr o risco de molhar o pé a noite. Preferimos perder espaço e ganhar em conforto e praticidade.

4. Vale a pena colocar ar condicionado no motorhome? O que você precisa saber é que para ligar o ar condicionado você precisará ter energia externa. Se você fica muito em camping, pontos de apoio ou tem gerador para ligar o ar condicionado, valerá a pena. Mas lembre-se que a maioria dos geradores são barulhentos e os viajantes acabam não usando. Como dormimos a maioria dos dias na rua optamos por não ter. Temos um climatizador e nos atende bem.

5. Já o aquecedor de ambiente como é a diesel optamos por colocar já que será muito útil em dias muito frios e inclusive já testamos e aprovamos.

6. Um item que não poderia faltar na nossa casa rodante era o fogão com forno. Não tivemos dúvida em deixar o microondas de lado já que no apartamento só usávamos para esquentar comida.

7. Porta original da van ou colocar uma porta mais parecida com a porta de casa convencional? Optamos por deixar a porta da van porque não queríamos gastar dinheiro em algo que não era tão fundamental pra gente. E também é uma vantagem poder abrir mais a porta para entrar mais vento e ter uma melhor vista para a rua.

8. Um item que muitas pessoas tem dúvidas, é ter ou não uma máquina de lavar. Como o custo é alto você tem que pensar se vale a pena ter. Inicialmente pensamos se teríamos ou não e optamos por colocar. Usamos tanto que já pagou o investimento. Apesar de só lavar 3kg a praticidade vence. Quando sabemos que temos onde encher nossa caixa de água potável, usamos a máquina no inversor e secamos as roupas dentro do carro. E assim economizamos e muito com lavanderia.

9. E por último, mas não menos importante o vaso sanitário. Entre os modelos temos o vaso fixo, o porta potti e o cassete. Você pode ver mais detalhes dos modelos em nosso review e qual modelo escolhemos clicando aqui.

Você pode ver mais detalhes destas dicas em nosso vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.