Saiba como chegar a Machu Picchu

Quer conhecer Machu Picchu e não sabe como chegar lá?

Por isso resolvemos criar esse post para explicar de modo rápido e fácil o que demoramos muito para entender quando estávamos planejando nossa viagem à cidade perdida dos Incas.

As nossas principais dúvidas eram:

Dá para ir de carro a Machu Picchu? 

Então como tem ônibus turístico lá?

Outros viajantes foram de carro ou pegaram o trem? 

É Machu Picchu Pueblo ou Águas Calientes?

Os 3 meios que conhecemos de chegar a cidade perdida:

Trem

1 – Trem: existem 2 operadoras (INCA RAIL e Perurail) com vários horários e preços todos os dias. Infelizmente só podemos comprar os tickets turísticos, os mais caros, o povo local viaja em vagões mais em conta. Estas companhias possuem trens saindo de Poroy (Cusco) e Ollantaytambo.
2 – A pé: fazendo o caminho Inca. Tem a rota clássica, a rota curta e mais, uma das duas rotas + vale sagrado, desde 2 dias à 9 dias. Essa deve ser uma experiência única, mas passar dias caminhando sem tomar banho, sem banheiro adequado e acampando, definitivamente não é a nossa praia.
3 – De carro + a pé: não existem meio de chegar de carro (particular, turístico, etc) até Machu Picchu Pueblo, alguns viajantes foram de carro até Santa Tereza, uma pequena cidade com pouca infraestrutura e deixaram o carro. De lá é necessário pegar uma Van até a Hidroelétrica, isso mesmo uma pequena usina, e depois caminhar por quase 3hs pela linha do trem até Machu Picchu Pueblo. Esse caminho é conhecido como A porta de trás.
Subindo a montanha para Machu Picchu. O vai e volta saindo de Águas Calientes para Machu Picchu pode ser feita a pé ou de ônibus turístico. São muitos ônibus que fazem esse percurso ziguezagueando pela estreita estrada até a porta da cidade. E como esses ônibus chegaram em Machu Picchu Pueblo se não existe estrada até lá? Esses ônibus chegaram de trem.
Saiba que Machu Picchu Pueblo e Águas Calientes são a mesma cidade, ou melhor um pequeno povoado praticamente no pé da montanha que só existe para dar apoio a nós, turistas. Não é necessário se hospedar lá, mas vale a pena ao menos passar uma noite, a que antecede a visita a Machu Picchu, isso porque no dia anterior você pode comprar a passagem do ônibus, agendar um guia e no dia seguinte (dia da visita) pode acordar cedo e ser um dos primeiros a subir e aproveitar o nascer do sol.

Para maiores informações sobre o turismo no Peru, acesse o site oficial do Ministério de Comércio Exterior e Turismo  e a Comissão que promove o turismo no Peru

Leia também o post sobre a nossa viagem no Peru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *